Querido por todos que o conheceram (e que o leram), o escritor Carlos Urbim será homenageado na 70ª Feira do Livro de Porto Alegre com a lembrança de seu maior sucesso - Um Guri Daltônico, lançado no próprio evento há quatro décadas - e a apresentação de uma obra inédita, escrita em 2014 e guardada pela família desde então.
Autor de vasta coleção infantil, o jornalista de vozeirão amoroso e sorriso largo deixou três criações prontas. Duas delas (Avô Aprendiz e A Caixa do Alvinho) já estão nas livrarias e bibliotecas. Agora é a vez de Maria Fumaça, pela editora gaúcha AGE, que tem a volta do guri Marino como protagonista.
“A ideia de escrever Maria Fumaça”, conta Alice, viúva do escritor, no prefácio do livro, “surgiu de conversas com a minha mãe, Carmen Julia, uma apaixonada por locomotivas que sempre tinha uma viagem para recordar com brilho nos olhos”.
Urbim, segundo a jornalista, “ouvia fascinado quando ela lembrava o apito de trem que pedia passagem no pampa, espraiando-se feito vento Minuano”.
Da inspiração, nasceu mais um texto cheio de encanto do eterno menino nascido em Santana do Livramento, que jamais esqueceu as origens e que fazia mágica com as palavras.
Em 2025, serão 10 anos desde que esse “guri daltônico com olhar de arco-íris”, como diz Alice, partiu deste plano. Faz falta.
O trem no pampa resfolegava, respirava, fungava, inspirava, expirava, espirrava e às vezes tinha até um ataque de tosse! Porque, afinal, não era fácil puxar tantos vagões e vidas e gentes e tranqueiras, serpenteando naquela planura sem fim.
LIGIA WALPER E TABAJARA RUAS
Na contracapa do novo livro.
Homenagem e lançamento
- A homenagem ao Carlos Urbim pelos 40 anos de Um Guri Daltônico e o lançamento do livro inédito Maria Fumaça (Editora AGE, 58 páginas) serão no dia 10 de novembro, um domingo, das 16h30min às 18h30min, no Espaço jovem Banrisul.
- A nova obra estará à venda com desconto de 20%, por R$ 34,32.
- Haverá contação de histórias com Bárbara Catarina e Carmen Lima.
- Realização da Associação Gaúcha de Escritores (Ages)
Ele conta aquela primeira vez na vida em que o menino Marino viaja na fantástica Maria Fumaça, acompanhando sua mãe e sua tia de Santana do Livramento a Porto Alegre. Todo o trajeto é um deslumbramento.
CHRISTINA DIAS E CÍNTIA MOSCOVICH
Na orelha do novo livro.
O autor
Carlos Urbim nasceu em Santana do Livramento em 1948 e faleceu em Porto Alegre em 2015. Jornalista e escritor, Urbim foi um dos maiores nomes da literatura gaúcha para crianças.
Estreou com Um Guri Daltônico, lançado em 1984 na Feira do Livro de Porto Alegre, evento do qual seria o patrono em 2009.
A infância na Fronteira, o folclore do pampa e a história do Rio Grande do Sul inspiraram seus mais de 20 livros de prosa e poesia. Uma obra construída com humor, imaginação e nostalgia, cujo espírito ele resumiu assim: “Estou aí, nasci com o saco cheio de brinquedos e sonhos de guri”.