A Travessa dos Cataventos, na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, vai ganhar um complemento: a Travessa Passarinho.
Sim, como no famoso verso (“eles passarão, eu...”), é uma homenagem ao poeta e um presente para quem, como eu, deseja mais espaço para pedestres e menos trânsito de veículos no Centro Histórico.
É uma ótima notícia para a cidade e para quem ousa falar em turismo na Capital.
Em fase de implementação, a novidade vai funcionar na antiga Travessa Araújo Ribeiro, entre as ruas Sete de Setembro e Siqueira Campos (veja as fotos acima).
Liderado pela Secretaria de Planejamento e Assuntos Estratégicos (à frente do projeto Centro+), a ação inclui instalação de bancos e floreiras, iluminação cênica, câmeras de segurança, pintura e painéis de street art, em colaboração com os Correios e com artistas parceiros. Os grafites serão inspirados no Beco do Batman, que virou ponto turístico em São Paulo (visitado principalmente por pessoas em busca de fotos instagramáveis).
O mais legal de tudo: o lugar vai ganhar um calendário rotativo de atividades culturais.
Se der certo, é um golaço da prefeitura e do secretário Cezar Schirmer. A ação tem o apoio importante de Germana Konrath, arquiteta e diretora da Casa de Cultura e do Departamento de Artes e Economia Criativa do Estado, que já vinha defendendo a medida.
P.S.: a prefeitura busca autorizações para futuras intervenções artísticas nas paredes de prédios vizinhos. Bora apoiar?
Lançamento
O evento de lançamento — chamado Grafite Sinfônico, uma parceria com a BS Project, com música e pintura — será em 23 de novembro, das 10h às 20h.