Cinco meses depois da maior catástrofe climática do Estado, as consequências da tragédia seguem presentes, seja nas marcas nas paredes, nos negócios afetados ou nas pessoas e animais ainda desabrigados. No Abrigo K9, em Porto Alegre, 19 cachorros aguardam adoção responsável.
O abrigo já existia antes da enchente e passou a receber bichos resgatados. Com a necessidade de desocupação de um local anterior, o K9 se instalou no Centro Vida, na zona norte da Capital, nos últimos meses. Agora, terá de deixar o espaço ao longo do mês e, por isso, precisa encontrar um lar acolhedor para seus últimos “hóspedes”.
Núbia Sattler Barroso, voluntária no K9, fala com preocupação sobre os cães que continuam no local, principalmente com a eminência da desocupação do espaço. Apesar das dificuldades, ela destaca o amor pelos animais.
— Voluntariar-se é muito bom para quem gosta dos animais, tu te sentes útil para eles e faz a diferença na vida deles. Eles esperam a hora que eu chego. Mas é difícil também ir embora e deixá-los ali. Todos os voluntários estão muito desestabilizados — afirma ela.
Interessados em ajudar o abrigo ou em adotar um companheiro podem entrar em contato pelo Instagram (@abrigo.k9).
Atualização
O Centro Vida informa que a partir do dia 10 de outubro iniciarão as tratativas para a desmobilização do abrigo, mas que ainda não há nenhuma solução concreta. O diálogo sobre o assunto, segundo a entidade, envolve o Ministério Público e a prefeitura. Dentro do Centro Vida há outros animais à espera de adoção, além dos cães do abrigo K9.
O Centro Vida
Além dos cães do K9, o Centro Vida abriga 75 animais que buscam um lar amoroso. Para adotar um companheiro ou ajudar o local, é possível entrar em contato pelo Instagram (@resgatados.centrovida) ou pelo telefone 51 99181-2412, com a coordenadora Laura Pretto.
*Produção: Maria Clara Centeno