Localizada no bairro São Geraldo, no 4º Distrito de Porto Alegre, a Escola São Vicente de Paulo foi fortemente atingida pela enchente, com 1,2 metro de água dentro do prédio que atende cerca de 130 crianças. Para voltar à rotina de aprendizado, o local foi revitalizado pelo coletivo Arquitetos Voluntários e a reinauguração do espaço ocorre na próxima segunda (21).
A ação faz parte da Missão Reconstrução RS, na qual o coletivo atua na reforma de creches, escolas e abrigos permanentes não governamentais afetados pela enchente.
Até agora, seis instituições foram contempladas no RS, beneficiando mais de 1,2 mil crianças. Duas instituições de ensino já foram entregues na Capital (a São Vicente de Paulo é a terceira). Além disso, outras três obras seguem em andamento: duas em Porto Alegre e uma em Taquara.
— Com esta nova entrega, reafirmamos que cada tijolo levantado é um passo a mais na construção de um futuro mais solidário e sustentável para nossas crianças — afirma Bianca Russo, diretora de operações do grupo.
Novos espaços e sustentabilidade
A reforma priorizou a sustentabilidade ambiental e humana, utilizando materiais duráveis, como porcelanato, e integrando fontes de energia limpa. O projeto também busca conectar os alunos à natureza e implantou hortas educativas no terraço do prédio.
Além disso, no primeiro andar da escola, que foi tomado pela água, foram criados quatro novos ambientes: sala de maternal, sala de acolhimento, uma sala de multiatividades e sala de apoio. Dois banheiros, a recepção e a lavanderia também passaram por reformas.
Sobre o grupo
Fundado em 2020 por sete arquitetos, a Associação Arquitetos Voluntários começou projetando espaços de acolhimento para profissionais da saúde que atuavam na pandemia da Covid-19, beneficiando mais de 22 mil pessoas no Rio Grande do Sul e em São Paulo.
Depois da enchente de maio, a associação deu início à Missão Reconstrução RS, focada na reforma de instituições de educação. Com mais de 130 voluntários, a organização atua por meio de doações de pessoas físicas e empresas.
* Produção: Maria Clara Centeno