Depois do drama da enchente (foram 41 dias de fechamento forçado e R$ 30 milhões em prejuízos), o Mercado Público de Porto Alegre tem motivos para comemorar. Nesta quinta-feira (3), o tradicional prédio histórico completa 155 anos. É o mais antigo do gênero em operação no Brasil. E o mais resiliente também.
A associação que representa os mercadeiros (Ascomepc) programou uma série de atividades para marcar a data, incluindo um bolo coletivo, com 300 fatias.
— Por tudo que o Mercado tem passado nestes últimos anos, esta é uma data que não pode passar em branco. Depois do incêndio, pandemia, ameaça de concessão e enchente, somos a prova que não há pessoas mais resilientes e fortes do que os mercadeiros. A cada situação desafiadora dessas, nos unimos e voltamos ainda mais fortes. Esse é o espírito de cada um que, dia após dia, faz do Mercado este lugar tão especial na vida de todos os gaúchos — diz Rafael Sartori, presidente da associação.
A programação
Nesta quinta-feira (3) pela manhã, na sede da entidade (no segundo andar do edifício), será servido um café para influenciadores. Na ocasião, haverá uma palestra da diretoria, para falar da história e da importância do prédio.
Às 12h, na área central, próxima ao Bará, será cantado o tradicional "parabéns a você", seguido de bolo. Preparado por jovens atendidos no Centro Social Amavtron, entidade filantrópica que atua na área social, educacional e cultural no bairro Santa Teresa.
Os ingredientes para o doce, que terá 1m50cm e recheio de doce de leite, foram doados pelos patrocinadores. O bolo, decorado em alusão aos 155 anos, deve render cerca de 300 fatias, que serão distribuídas à população.
Na parte da tarde, às 15h, será realizada uma missa no segundo andar. Além disso, com patrocínio da Coca-Cola, as bancas estarão decoradas com balões brancos e os permissionários usarão camisetas especiais para o evento.
Durante a semana, até o sábado (05), bancas, lojas e restaurantes também terão produtos com preços em promoção para atrair o público.