Eu nunca tinha entrado lá dentro. Estou falando das tradicionais e famosas esferas da Expointer, que neste ano receberam nova pintura, graças a uma ação voluntária criada para ajudar na reconstrução do local após a catástrofe climática.
Pensei até que não houvesse acesso à parte interna, mas os símbolos da feira têm portas e passarelas conectadas entre si, e o acesso é gratuito (a criançada adora).
No interior, você encontra bancas de artesanato variado, vendendo desde botinas até bonecas feitas à mão. Há ainda panos de prato bordados com o nome do evento e imãs de geladeira temáticos, para quem quer uma lembrancinha sem gastar muito.
Como mostra o meu colega Leandro Staudt, "bolas" completam 50 anos em 2024, no Parque de Exposições Assis Brasil. Elas foram doadas ao governo do Estado pela Alemanha Ocidental após a realização da feira A Alemanha e sua Indústria, em São Paulo, em 1971.
Nas cores da bandeira do Rio Grande do Sul, foram inauguradas na Expointer de 1974, na segunda edição da exposição de animais. Inicialmente, foram aproveitadas para recepção de visitantes e promoção do turismo.