Em uma aposta na retomada após a catástrofe climática, a Cidade da Advocacia, maior evento promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Sul (OAB-RS), voltará ao Cais Embarcadero entre os dias 13 e 17 de agosto. O local foi um dos mais atingidos pela enchente de maio em Porto Alegre.
— Fizemos questão de seguir lá, porque temos um compromisso com o Embarcadero, que nos recebeu muito bem desde o início. Além disso, torcemos pela recuperação total, porque entendemos que o empreendimento mudou a relação da cidade com o Guaíba — destaca Leonardo Lamachia, presidente da OAB-RS.
Como o local segue fechado devido aos estragos, será utilizada uma área específica: o espaço Multiverso, que já está sendo preparado para isso, e um dos armazéns do Cais Mauá, o A6. O pavilhão costuma ser adotado pelo South Summit e foi limpo com a ajuda de mão de obra prisional, em parceria com o governo do Estado.
20 mil pessoas
Inspirado no South Summit Brasil (que também decidiu manter sua próxima edição lá em 2025, como revelou a colunista Giane Guerra), a Cidade da Advocacia estreou em 2022 e, desde então, se consolidou como a maior iniciativa do tipo na história da entidade de 91 anos.
Em 2023, 15 mil advogados e advogadas participaram da programação, focada em discussões atuais do Direito.
Em 2024, a previsão é de atingir 20 mil inscritos, sendo que, até esta segunda-feira (5), 12 mil pessoas já haviam confirmado presença. Segundo Lamachia, as 107 subseções da OAB-RS enviarão caravanas de todo o Estado.
Vale destacar que o evento é gratuito para profissionais da área, o que facilita o acesso, inclusive para quem vem do Interior. Outro ponto importante é a movimentação do público na economia da Capital, tanto em restaurantes quanto hotéis.
Programação
Nesta edição, a programação terá uma centena de palestras e oficinas, além do Congresso de Direito Digital. Há debates de todos os tipos previstos.
Além de palestrantes da área, haverá falas de convidados especiais, entre eles a filósofa Lúcia Helena Galvão, o ex-jogador Tinga e o neurologista Pedro Schestatsky.
Mais detalhes no site cidadedaadvocacia.com.br.