Descobri, conversando com Walter Hasenack, membro do Clube de Observadores de Aves de Porto Alegre (COA-POA), que o Rio Grande do Sul é precursor no Brasil nesta atividade. Mais do isso: a entidade porto-alegrense é descendente direta do primeiro grupo do tipo fundado no país, há 50 anos.
E olha que legal: além de promover uma série de atividades e oficinas de observação gratuitas em áreas verdes da cidade, o clube acaba de lançar um miniguia de identificação de pássaros com acesso liberado.
É de graça mesmo e é um prato cheio para quem busca um hobby para curtir em família ou simplesmente uma forma de lazer que fuja da rotina estressante do dia a dia.
Idealizado por Hasenack com o apoio de colaboradores, o “Guia de Identificação de Aves de Porto Alegre-RS” é fruto de um esforço voluntário e conta com 103 espécies. Elas estão distribuídas em 118 fotografias cedidas por 12 fotógrafos, sendo que tudo tem revisão científica de Eduardo Chiarani, ornitólogo associado.
— Escolhemos as espécies mais facilmente observadas no município, justamente para que as pessoas possam ir a uma praça, ao Parque da Redenção ou ao Jardim Botânico, por exemplo, e identificar os animais. É uma forma de reconexão com a natureza e também de educação ambiental — diz Hasenack, que pratica o birdwatching desde 1984 no clube.
Qualquer pessoa pode acessar o guia em PDF (veja abaixo). Além disso, graças a apoiadores e à venda de calendários anuais, o clube imprimiu 2 mil exemplares para distribuir nas oficinas mensais gratuitas oferecidas para iniciantes.
Ficou com vontade de saber mais detalhes? A dica é acessar o site coapoa.org.
Mais detalhes
Os 12 fotógrafos que doaram as imagens são: Alessandra Koehler, Augusto Pötter, Bjørn-Einar Nilsen, Eduardo Chiarani, Fabio Duarte, Inês Vasconcelos, Lígia Rodrigues, Marcelo Alievi, Marco Antunes, Marcos Moura, Miguel Machado, Raphael Oliveira e Walter Hasenack.
Já os recortes das fotografias foram feitos por Fabio Duarte e Walter Hasenack, que também foi responsável pelo projeto gráfico e diagramação.
A imagem de capa, destacando um observador de aves e um jerivá ao fundo, foi feita na Lagoa do Peixe em 2008 porr Hasenack, e o observador na capa é o associado Ruben Poerschke.