Em 21 de julho de 2021, teve início a maior tempestade da vida de Daniel Scola. Naquele dia, o multipremiado jornalista do Grupo RBS foi parar em uma mesa cirúrgica. Motivo: um meduloblastoma, câncer de cabeça raríssimo em adultos. Sobrevivente, Scola agora quer compartilhar a sua história, com um projeto digital multiplataformas e o primeiro livro de sua carreira.
— Tenho uma missão de vida diferente da que eu tinha antes — resume o comunicador, a quem tenho a honra de chamar de amigo e colega.
A ideia é abordar temas relacionados à saúde e falar sobre a batalha contra o câncer, além de dividir com os fãs a paixão pelos livros, com conteúdos exclusivos, em diferentes formatos.
Para isso, já está no ar o site danielscola.com.br, que vai reunir as novidades, a começar pelo podcast "Venci e Vivi".
Em áudio e vídeo, o programa estreia em 5 de agosto, nos canais do comunicador no YouTube e no Spotify.
Serão conversas semanais de 15 minutos com convidados, nas quais Scola pretende discutir a evolução dos tratamentos e da ciência na saúde e ouvir especialistas a respeito de diferentes aspectos da área (por exemplo: como um médico dá a notícia ao paciente que tem câncer?).
O primeiro participante será empresário gaúcho Fernando Goldzstein, à frente da Medullobastoma Initiative. Em menos de dois anos, Goldzstein conseguiu arrecadar cerca de US$ 7 milhões (metade do próprio bolso) para financiar pesquisas em busca da cura para a doença nos Estados Unidos.
Também estão na lista nomes como o do oncologista André Fay e do neurocirurgião Arthur Pereira Filho, ambos médicos de Scola, reconhecidos em suas áreas.
O novo site contará, ainda, com uma palestra do jornalista, em que ele contará, sem meias palavras, as dificuldades que passou e a trajetória de superação. A decisão de expor o drama pessoal é uma forma de ajudar quem está enfrentando momentos difíceis e também de incentivar o cuidado com a saúde.
Um clube
Outra novidade no horizonte é o lançamento de um clube de leitura. Quem conhece Scola, sabe de seu amor pelos livros. O objetivo é dar dicas de títulos e conversar sobre o assunto com o público, que poderá se inscrever e receber textos e vídeos inéditos. Haverá inclusive conversas com autores selecionados.
Um spoiler: já estão prontas para sair do forno entrevistas com quatro escritores norte-americanos. Scola, você sabe, não brinca em serviço.
O primeiro livro
"Aluno da Tempestade", o primeiro livro de Daniel Scola, "é uma lição de vida ministrada com a coragem e a honestidade intelectual que sempre foram suas características como profissional de imprensa". A síntese é de Nelson Sirotsky, publisher do Grupo RBS, que assina a orelha da obra.
Com lançamento previsto para 24 de setembro, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, o relato autobiográfico descreve o que Scola aprendeu depois de descobrir e enfrentar o câncer de cabeça. A doença atingiu, inclusive, o instrumento de trabalho do jornalista: a fala, o que o levou a repensar a valores e visões de mundo e a se reinventar.
— A gente acha que nunca vai acontecer com a gente. Comigo, aconteceu. Foi um F5 (comando do computador que atualiza páginas na internet) na minha vida — diz o comunicador, firme, forte e cheio de planos.
Cheio mesmo: já tem mais um livro finalizado, pronto para sair do prelo em 2025. Como escrevi acima, Scola não brinca em serviço. Não brinca mesmo!