Enquanto o Rio Grande do Sul submergia, gaúchos com vidas e carreiras consolidadas em outros pagos uniram forças para ajudar. A mobilização ultrapassou fronteiras e, desde então, vem fazendo a diferença.
No anonimato, a quilômetros de distância do sul do Brasil, surgiram ações voluntárias como o Beyond (“além”, em inglês), movimento global de apoio à adaptação climática do Estado, que começou no Dia 1 da tragédia e segue em operação.
— Estávamos com viagem marcada para Porto Alegre quando soubemos da catástrofe climática. Nosso voo foi cancelado, então pensamos: o que podemos fazer? Como ajudar? Como ir além do pix? — recorda Tássia Skolaude, que vive em São Paulo, é gaúcha de Cachoeira do Sul, atua como executiva de marketing há 18 anos e fundou o grupo Women in Innovation.
A partir dali, Tássia e o marido, o pelotense Eduardo Lorea Leite (sócio da consultoria Numerik e diretor do South Summit na América Latina), reuniram conterrâneos radicados em diferentes cantos do mundo e deram início à captação de recursos e equipamentos. No auge da crise, faltava tudo: desde botes para os resgates até satélites de comunicação.
Com o apoio de gaúchos como Andiara Petterle, que foi vice-presidente do Grupo RBS e hoje vive em Chicago, onde atua como conselheira de grandes empresas; Silvio Frison, investidor e empresário com residência no Vale do Silício; Luciana Ribeiro, à frente do Brazil Climate Summit, em Nova York, e de dezenas de empreendedores, o Beyond foi longe, muito além do que o nome sugere.
Nos primeiros dias da enchente, o movimento viabilizou, por meio de parceiros de diferentes áreas e segmentos, o envio ao RS de 150 toneladas de água, 75 antenas starlink (que permitem conexão em qualquer lugar), 10 barcos motorizados, 35 mil litros de etanol (para aviões agrícolas distribuírem doações) e 89 mil medicamentos, entre outros donativos.
A ação foi feita em colaboração com empresas do Brasil e do Exterior e com o governo do Estado, inclusive com contato direto com o governador Eduardo Leite.
O grupo também foi fundamental para desencadear a ação de drenagem do Aeroporto Salgado Filho, com a ajuda de produtores de arroz do Estado, tudo isso graças a uma grande — e generosa — rede de contatos. Foram dias e noites em claro, em diferentes fusos horários, sem esquecer nem por um minuto da terra natal.
— Não estávamos fisicamente presentes no Sul, mas nunca estivemos tão perto — resume Tássia.
Foco na volta às aulas
Agora, em parceria com o governo do Estado, o Beyond se dedica à volta às aulas. O objetivo é entregar ao menos 25 mil kits escolares (dos 100 mil necessários) para a campanha Mochila Cheia, da Secretaria da Educação (Seduc). Cada kit custa R$ 125.
— Vamos fechar 10,5 mil kits na semana que vem, mas ainda temos muito pela frente — diz Andiara Petterle.
É possível apoiar a ação com doações de produtos (muitas marcas inclusive já apoiaram) ou em dinheiro. Para ajudar o movimento Beyond é só clicar neste link aqui: linktr.ee/ajuda.rs. Com a verba arrecadada, o grupo compra os kits e garante a entrega.
Quem quiser fazer doações diretas, pode ir ao centro de triagem da Seduc em Porto Alegre. Fica na Escola Estadual Maria Thereza da Silveira (Rua Furriel Luíz Antônio de Vargas, 135, bairro Bela Vista).
O Beyond
É um grupo formado por profissionais da sociedade civil com experiência no setor privado, unidos pelo propósito de promover a adaptação climática no Rio Grande do Sul e criar exemplos aplicáveis globalmente. Combina a mobilização de recursos e expertises multidisciplinares para oferecer suporte estratégico, agilidade na execução e contribuições financeiras.
Quem faz
O grupo é composto por gaúchos com bases nos Estados Unidos e na Europa, prontos para utilizar suas redes de relacionamento e credibilidade em prol de um mundo adaptado à nova realidade climática. Entre os membros principais, estão:
- Eduardo Lorea Leite: sócio e fundador da consultoria de inovação e ESG Numerik, diretor na América Latina do South Summit e doutorando em administração na Fundação Getulio Vargas.
- Tássia Skolaude: executiva de marketing com 18 anos de experiência, fundadora do grupo Women in Innovation.
- Andiara Petterle: ex-VP do Grupo RBS, conselheira de diversas empresas e doutoranda em administração pela Universidade de Lausanne, na Suíça.
- Silvio Frison: investidor e empresário com mais de 20 anos de experiência, ex-VP do Serasa, atualmente mestrando em Stanford.
- Luciana Ribeiro: fundadora da eB Capital, presidente da Força-tarefa de Finanças e Infraestrutura no B20 e chairwoman do Brazil Climate Summit - Nova York.
- Fabio Lawson: psiquiatra e executivo de medical affairs em multinacionais como GSK e Johnson & Johnson.
- Maria Medeiros Bofill: advogada no Brasil e na Califórnia, sócia de TozziniFreire e investidora anjo.
O grupo conta, também, com o apoio de brasileiros que adotaram o RS, doando ou viabilizando as entregas até agora. Entre eles:
- Sabrina Passos: jornalista especialista em transformação e estratégia digital, diretora para as Américas da consultoria americana Blue Engine Collaborative.
- Lívia Calandra: advogada com mais de 20 anos de atuação no mercado financeiro, especialista em M&A, criptomoedas e ativos digitais, atualmente na área de inovação do Mercado Bitcoin.
- Nina Ploger: acionista do Grupo Melhoramento, administradora com pós em Economia e Análise de Investimentos Internacionais.
- Núria Saldanha: jornalista com 19 anos de experiência, especializada em ESG e Economia.
- Samantha Muller: criadora do projeto One Goal, voltado para enfrentar desafios sociais.
- Marina Sirotsky: psicóloga e empreendedora, co-fundadora de diversos projetos sociais e empresariais.