Elas uniram forças e mobilizaram uma poderosa rede de solidariedade digital para arrecadar recursos para vítimas da catástrofe climática no Rio Grande do Sul. Em menos de um mês, com um bazar online e leilões de itens de luxo no WhatsApp, a arquiteta Barbara Jalles, a jornalista Tanise Dutra e a podcaster Patricia Spinelli conseguiram superar a marca de R$ 1 milhão em doações para instituições gaúchas.
O trio começou aos poucos, por iniciativa de Barbara, com a criação de um grupo de desapegos no aplicativo de mensagens. Quem tivesse interesse em comprar as peças ofertadas era convidado a depositar 100% do valor do item diretamente na conta de alguma entidade social do RS.
A adesão foi imediata e alavancou a ação, que deu origem a uma organização beneficente chamada Instituto Ilumina (@institutoilumina2024) e se multiplicou com a participação voluntária de empreendedores ligados a marcas de vestuário, alimentação, educação, beleza e bem-estar — como a designer de bolos Marina Junqueira, a joalheira Sílvia Furmanovich e o empresário Rafa Protein, criador da rede Eletroprotein e da Academia Futurística, que doaram produtos e serviços com valor abaixo do mercado para reforçar a corrente do bem.
Até agora, em torno de mil itens — entre serviços, peças de segunda mão e objetos para leilão — foram compartilhados pelos mais de mil participantes do grupo (para participar, é preciso ser convidado) e renderam a soma mencionada no início do texto.
Entre os beneficiados, estão o Instituto Cultural Floresta, o projeto De Volta para Casa RS, o Instituto Colo de Mãe e a Fundação dos Funcionários da Santa Casa de Porto Alegre.
A intenção, agora, é ampliar as frentes de atuação.
— Tão importante como ajudar o Rio Grande do Sul foi perceber como existem pessoas boas neste mundo. Não vamos parar — destaca Tanise.