Para estimular a indústria cultural do Rio Grande do Sul, que vive um momento dramático devido à crise climática, o Fronteiras do Pensamento decidiu manter a conferência prevista para o dia 5 de junho, no Teatro Unisinos, com a romancista francesa Muriel Barbery. Ela confirmou a vinda à Capital, apesar das dificuldades.
Em nota, a organização do evento reconhece a gravidade e a extensão da tragédia e destaca a importância da cultura para a economia gaúcha, “inclusive como setor que irá ajudar com geração de renda para as centenas de pessoas envolvidas direta e indiretamente na realização dos eventos”.
Mais informações sobre a palestra de Muriel e as demais conferências da temporada podem ser acessadas no site fronteiras.com.
Quem é Murel Barbery
- Renomada romancista francesa, nasceu em Casablanca, no Marrocos. Formada em filosofia, lecionou por 15 anos antes de se dedicar totalmente à literatura.
- É autora de seis romances, entre les A Morte do Gourmet (2009) e A Elegância do Ouriço (2008), este traduzido para mais de 40 países e com 12 milhões de cópias vendidas globalmente. A obra relata os conflitos e excentricidades dos moradores de um prédio elegante de Paris. Foi o livro mais vendido da história da editora Gallimard, desbancando clássicos de Albert Camus e André Malraux.
- O sucesso levou a romancista a uma temporada no Japão, em Kyoto, de onde veio a inspiração para o novo romance Uma Rosa Só (2022). Existencialista, afirma que é uma pena as pessoas não verem que é a liberdade que faz a literatura.