Uma plataforma desenvolvida na Universidade de Passo Fundo (UPF) está ajudando vítimas das enchentes que precisam de orientação médica no Rio Grande do Sul. É de graça e por meio de teleconsultas. Só na segunda-feira (6), foram cadastrados 80 profissionais (entre médicos, psicólogos, enfermeiros e fisioterapeutas) e oferecidos mais de 700 atendimentos.
O aplicativo chama-se eProHealth e foi criado no mestrado em Computação Aplicada da instituição, em parceria com a startup VisionnIT, incubada no Parque Tecnológico da UPF.
A ideia é simples: o app registra voluntários de todo o Brasil dispostos a ajudar de forma gratuita os atingidos pela tragédia climática e conecta as duas pontas. Até o momento, são cinco especialidades - clinica médica, pediatria, cardiologia, psicologia e enfermagem.
Professor da UPF e idealizador do programa, Jeangrei Emanoelli Veiga explica que o aplicativo foi criado para incentivar o autocuidado. Com a chuvarada, que começou na última semana, a prioridade passou a ser buscar gente disposta a prestar serviço humanitário no momento de crise. O app, reforça Veiga, não tem custo algum para a população.
— Estamos disponibilizando a nossa plataforma de maneira gratuita para os atingidos que não têm como se deslocar até um posto de saúde — destaca o professor.
Como usar e como se voluntariar
O agendamento dos horários deve ser feito diretamente no app. Os interessados precisam apenas baixar a plataforma eProHealth no celular (está disponível tanto para androide quanto iPhone).
Os profissionais de saúde interessados podem fazer contato pelo telefone (54) 99150-3831.
O app
- Trata-se de uma plataforma que cria um prontuário eletrônico em que o paciente mesmo acessa e faz a inserção dos seus dados médicos e o agendamentos de consultas, exames e procedimentos.
- O objetivo é proporcionar mais agilidade e redução de custos com ações de telessaúde, como o teleatendimento e telemonitoramento.