O urologista Artur Paludo, que integra o corpo clínico e o curso de Cirurgia Robótica do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, é o único brasileiro convidado a participar do WRSE NextGen, na Bélgica, este ano. Ele conduzirá um procedimento cirúrgico ao vivo, utilizando um robô de última geração, durante o evento.
Promovido pela Associação Europeia de Urologia, o congresso reúne cirurgiões-destaque da nova geração. Ao longo de dois dias, serão realizadas 10 cirurgias com transmissão em tempo real para o encontro, desde hospitais na Bélgica, Polônia, China, nos EUA e no Brasil.
Aqui, será direto do Moinhos, com Paludo à frente, no próximo dia 25. O especialista fará uma operação na qual tem larga experiência: a nefrectomia parcial robótica, que consiste na retirada de um tumor do rim do paciente, preservando o restante do órgão.
Paludo explica que, no passado, em muitos casos, era necessário retirar o rim inteiro, mas isso evoluiu com a ajuda da nova tecnologia, que permite maior precisão, com menor sangramento e melhor recuperação pós-operatória.
O parque robótico
O Hospital Moinhos de Vento realizou, no último ano, cerca de 3 mil procedimentos com as plataformas robóticas Da Vinci e Versius nas especialidades de cirurgia geral e digestiva, urologia, ginecologia, coloproctologia, torácica e cabeça e pescoço. Em breve, a instituição também disponibilizará neurocirurgia robótica, com a plataforma Cirq, para crânio e coluna.