Cenário de partidas e chegadas durante décadas, o antigo terminal do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, voltará a atrair a atenção em 2024: o prédio será a sede da CasaCor RS, considerada uma das maiores mostras de arquitetura, design e paisagismo das Américas.
Responsável por movimentar o segmento com novas ideias e tendências, o evento vai ocorrer entre os dias 6 de setembro e 3 de novembro e irá repaginar o edifício de 1953 com trabalhos assinados por grandes nomes da arquitetura regional.
É uma ótima notícia para a cidade, já que, desde 2019, o terminal não recebe voos — ele é ocupado por servidores do Departamento de Controle do Espaço Aéreo. Está aberto aos funcionários e a quem desejar ver o movimento na pista ou apreciar a obra de Aldo Locatelli.
Aliás, a mostra vai se espalhar no térreo (ao longo de 5,4 mil metros quadrados), exatamente onde fica o painel A Conquista do Espaço (de 50 metros quadrados, do tamanho de uma parede inteira). Pintada por Locatelli em parceria com outros dois artistas italianos (Emílio Sessa e Attílio Pisoni), a obra será rodeada de novos atrativos.
A organização prevê cerca de 45 ambientes para visitação. Além de espaços residenciais, a CasaCor RS vai contar com restaurante e bar para atender o público durante a mostra, já famosa por dar novas feições a diferentes lugares da Capital — como o o edifício Pia Chaves Barcellos, no bairro Rio Branco, e a antiga residência da família Bing, no Bela Vista.
— A trajetória de 33 anos do evento é reconhecida por ocupar edificações importantes de Porto Alegre e ressignificar esses espaços. Por décadas, o antigo terminal do aeroporto fez parte da rotina, tanto dos moradores, quanto dos viajantes. Realizar a mostra no local, reativando um dos prédios mais icônicos da cidade, é um grande marco na história do evento e para a cidade — destaca Karina Capaverde, diretora da CasaCor RS.