Fundada em 1985, a Orquestra Theatro São Pedro prepara uma grande temporada para 2024. Serão 31 espetáculos, de março a dezembro, com atrações para todos os gostos.
— Apresentaremos um repertório diversificado, que abrange diferentes compositores e períodos da música de concerto e que ainda traz aproximações com o universo pop e do jazz, com solistas convidados de diferentes partes do mundo. E também teremos uma ópera — adianta, com exclusividade, o maestro e diretor artístico Evandro Matté.
Entre os concertos, estão nove peças da Série Theatro São Pedro, que receberá músicos da Geórgia, do País Basco, dos Estados Unidos e do Brasil. Também estão confirmadas duas apresentações da Orquestra Jovem Theatro São Pedro (projeto de inclusão social gratuito que atualmente atende 120 alunos), dez exibições da Série Concertos Didáticos Banrisul Corretora de Seguros e outras nove da Série Concertos Comunitários Zaffari.
Anota aí: a abertura da temporada será no dia 21 de março, às 20h, com o concerto Carmen canta Callas.
Sob a regência de Matté, os instrumentistas da orquestra e a renomada soprano brasileira Carmen Monarcha interpretarão célebres árias e aberturas de óperas que marcaram a intensa e breve carreira de Maria Callas, uma das maiores cantoras líricas de todos os tempos.
No repertório, estão obras que levaram a La Divina - como foi chamada por muitos - a ser amplamente reconhecida pela dramaticidade das suas interpretações e pela extensão e precisão técnica de sua voz, incluindo trechos da Ópera Carmen, de Bizet; de O Barbeiro de Sevilha, de Rossini; além composições de Puccini, Bellini e Cilea.
Os ingressos para a estreia começam a ser vendidos no dia 8 de março, com preços entre R$ 10 e R$ 40, no site www.theatrosaopedro.rs.gov.br.