Patrimônio cultural gaúcho, o Grupo Tholl, que já encantou mais de 2 milhões de espectadores ao longo de sua trajetória, está ganhando um livro. Tholl, 20 Anos de Imagens e Sonhos será lançado na próxima segunda-feira (11), em Pelotas, no sul do Estado, terra onde a trupe nasceu e cresceu, inspirada no pioneirismo do famoso Cirque du Soleil.
Organizada por Fábio Marques Belém, com curadoria de Helena Prates e de João Bachilli, fundador do grupo, a obra conta, em 120 páginas, a história do Tholl como a trupe merece: com uma dose de magia e belas ilustrações de Alisson Affonso. A "orelha" do livro é assinada pela jornalista Cristina Ranzolin, do Grupo RBS, fã de carteirinha da arte circense dos malabares.
Foi no Colégio Municipal Pelotense que Bachilli deu os primeiros passos no teatro e na ginástica olímpica. Também foi em Pelotas que, ainda menino, ele se encantou com os mistérios do picadeiro. Desde cedo, sabia o que queria.
Assim foi. Na virada do milênio, sem dinheiro, Bachilli reuniu amigos e abriu a Oficina Permanente de Técnicas Circenses (OPTC). O grupo passou a fazer pequenos esquetes e, com o pouco que ganhava, comprava material para treinamento. Foram três anos assim, até que o precursor decidiu: é hora de montar um espetáculo.
— Um dia, pensando no que faríamos, me veio à cabeça a palavra Tholl. Gostei da sonoridade — lembra Bachilli.
A estreia de Tholl, Imagem e Sonho aconteceu em 15 de novembro de 2002, no histórico palco do Theatro Sete de Abril, na cidade onde tudo começou. Dali em diante, a trupe alçou voo: foi parar em programas de TV em rede nacional, arrebatou plateias Brasil afora, atraiu multidões e tornou-se referência.
Serviço
- Lançamento do livro Tholl, 20 Anos de Imagens e Sonhos
- Dia 11 de março, segunda-feira, a partir das 17h
- Sessão de autógrafos no pátio interno do Mercado Público de Pelotas
- Ao longo da semana, haverá uma programação especial na cidade do sul do Estado para celebrar o Tholl, com oficinas e leituras públicas do livro.