João Bachilli gosta mesmo é dos bastidores, de ouvir a respiração do público nos segundos que antecedem a explosão das palmas, de conceber espetáculos que fascinam. Ele é o criador de um patrimônio cultural gaúcho: o Grupo Tholl, que na próxima terça-feira (15) celebra 20 anos de história, com mais de 2 milhões de espectadores na bagagem.
Foi no Colégio Municipal Pelotense, no sul do Estado, que o fundador da trupe deu os primeiros passos no teatro e na ginástica olímpica. Também foi em Pelotas que, ainda menino, Bachilli se encantou com os mistérios do picadeiro. Desde cedo, sabia o que queria. E não queria pouco.
— Chegou uma hora em que pensei: e se eu criasse um grupo de acrobatas para fazer apresentações? — recorda o artista.
Assim foi. Na virada do milênio, sem dinheiro, inspirado no pioneirismo disruptivo do Cirque du Soleil, Bachilli reuniu amigos e abriu a Oficina Permanente de Técnicas Circenses (OPTC). O grupo passou a fazer pequenos esquetes e, com o pouco que ganhava, comprava material para treinamento. Foram três anos assim, até que o precursor decidiu: é hora de montar um espetáculo.
— Um dia, pensando no que faríamos, me veio à cabeça a palavra Tholl. Gostei da sonoridade — lembra Bachilli.
A estreia de "Tholl, Imagem e Sonho" aconteceu em 15 de novembro de 2002, no histórico palco do Theatro Sete de Abril, na cidade onde tudo começou. Dali em diante, a trupe alçou voo: foi parar em programas de TV em rede nacional, arrebatou plateias Brasil afora, atraiu multidões, tornou-se referência.
— Se eu tivesse de começar tudo de novo, só começaria mais cedo, para aproveitar mais — brinca o diretor, que segue cheio de planos.
20 anos em números
- Mais de 2 milhões de espectadores
- 218 cidades percorridas
- 13 Estados
- 10 espetáculos montados
- Quatro artistas atualmente no Cirque Du Soleil
- Sete artistas em espetáculos pela Europa
Nova criação
O aniversário de duas décadas do grupo, na próxima terça-feira (15), será celebrado, é claro, no palco, com a estreia de um novo espetáculo: "O Natal, O Rei e O Rio". Será às 20h, no 7º Sesc Circo, em Camaquã, com entrada franca. Para saber mais detalhes sobre a programação e sobre como obter os ingressos, basta acessar o site sesc-rs.com.br/sesccirco.