Não estranhe se, ao passar por alguma estradinha rural de uma das cidades mais turísticas da Serra, você encontrar um pintor ou uma pintora retratando a paisagem. Desde fevereiro, o Coletivo Plein Air Gramado, composto por quatro artistas locais, está eternizando com tela, cavalete, tintas e pincéis as belezas do patrimônio natural da região.
“En plein air” é uma expressão francesa que significa “ao ar livre” e traduz o ato de pintar fora do estúdio, explorando ao máximo a luz e as cores do ambiente externo.
A ação faz parte do projeto Gramado Natural, primeiro encontro de pintura ao ar livre do município. Na etapa inicial, o grupo percorre 20 áreas rurais, entre elas Serra Grande, Caboclo, Nova Renânia, Linha 28 e Tapera Alta, para pintar cenas cotidianas.
As obras criadas durante as saídas de campo irão compor uma exposição, com abertura prevista para o dia 2 de maio, no Centro de Cultura Arno Michaelsen, junto à Secretaria Municipal de Cultura.
Nos próximos meses, também haverá atividades formativas e um encontro de pintores, com profissionais vindos de outros Estados.
Para saber mais, é só seguir o perfil @gramado.natural no Instagram.