Como atrair a atenção de adolescentes cada vez mais vidrados nas telas dos celulares para os livros, em especial os clássicos? A resposta é: inovando.
O South Summit, que começa nesta quarta-feira (20) no Cais Mauá, em Porto Alegre, será palco para a apresentação da primeira plataforma digital de literatura em formato de “microlearning” do Brasil.
É a L&PM na Classe, criada por uma das mais tradicionais editoras do Rio Grande do Sul, a L&PM, dona da maior coleção de livros do bolso do país. A iniciativa é uma parceria com a empresa gaúcha Grano, especializada em microlearning, espécie de aprendizado em formato de “pílulas”.
A ideia é a seguinte: instigar a gurizada a ler livros, a partir da linguagem dos “stories” nas redes sociais (como a gente vê no Instagram ou no Facebook).
A plataforma traduz em cards multimídia obras de autores como Machado de Assis, Franz Kafka, Simões Lopes Neto e Lewis Carroll. Há biografias, quizzes (jogos de perguntas e respostas), músicas, vídeos, links, imagens, pequenos textos, tudo para captar a atenção das novas gerações.
— Começamos a pensar nisso na pandemia, e a ideia foi crescendo. Queríamos algo que conversasse com o jovem, que ele pudesse acessar do celular — conta Paulo Lima, o dono do “L” da L&PM.
O conteúdo é elaborado de “professor para professor”. Isso significa que quem cria os cards entende de sala de aula. Não são simplesmente resumos dos livros, mas materiais complexos condensados em uma linguagem bem atual, para ajudar os docentes a despertarem o interesse dos alunos para a leitura — não raro, vista como “enfadonha”.
O projeto-piloto foi testado com sucesso em 2023 na Escola do Sesi em Gravataí, em turmas de Língua Portuguesa do Ensino Médio. Agora, mais cinco colégios da rede estão trabalhando com a plataforma.
Para saber mais, dá uma espiada em lpmnaclasse.com.br.