Quase três anos depois da brincadeira sobre a "competição" entre Cristos, o prefeito de Encantado, Jonas Calvi, foi até o Rio de Janeiro, no Carnaval, para entregar uma camiseta da estátua gaúcha ao colega Eduardo Paes. O prefeito do Rio recebeu Jonas e a esposa, Taísa Bombassaro Calvi, com cordialidade e bom humor. E reforçou a promessa, já feita à época, no inconfundível sotaque carioca:
— Eu vou na inauguração, hein? Esse cara fez um Cristo maior do que o nosso!
Em 2021, ao saber da construção do Cristo Protetor, no Vale do Taquari, com seis metros a mais do que o monumento instalado no Corcovado, Paes se manifestou nas redes sociais assim: "Construir estátua maior é moleza! Quero ver é ter essa vista ...".
À época, Calvi respondeu com bom humor, dizendo que reconhecia a beleza do Rio ("sem discussão"). Ele aproveitou a deixa para divulgar o monumento e a região.
Depois disso, Calvi e Paes viraram amigos e, por dois dias, no último domingo (11) e na segunda-feira (12), o prefeito gaúcho esteve no Rio - com passagens e a estadia pagas do próprio bolso - a convite do colega. Lá, ele e a primeira-dama foram recebidos no Palácio da Cidade, onde Paes trabalha, no Cristo Redentor e até no camarote da Riotur na Sapucaí.
— O prefeito é sensacional e nos recebeu muito bem. Foi rápido, mas valeu a pena. Aproveitamos a oportunidade para divulgar nosso município — diz Calvi, contando que até os taxistas da Cidade Maravilhosa já tinham ouvido falar do "Cristo gaúcho".
A intenção, em Encantado, é estreitar os laços entre as duas cidades por meio da "geminação" dos Cristos, que podem se tornar "irmãos". O complexo local deve ser inaugurado no primeiro semestre de 2024.