Aí vai uma boa dica para quem está de férias em Porto Alegre, principalmente para aqueles que têm crianças por perto (mas vale para os adultos também!): o Boulevard Laçador está retomando, neste mês de fevereiro, as visitas guiadas ao avião Douglas DC-3.
Para quem não sabe, a aeronave pertenceu à Varig, realizou voos comerciais entre 1936 a 1969 e foi totalmente restaurada.
Chamada de Varig Experience, a experiência promete uma viagem no tempo. Conduzidos por guias uniformizados (veja as fotos), os visitantes podem conhecer o interior original da aeronave, incluindo a cabine do piloto, e recapitular como eram as viagens há 90 anos. Os guias apresentam detalhes e curiosidades sobre a companhia aérea e o avião.
E o melhor: a entrada é gratuita. O evento ocorre sempre às quintas-feiras, das 17h às 20h, em grupos de cinco a 10 pessoas.
O avião
O veículo foi o primeiro capaz de obter lucro com o transporte exclusivo de passageiros. Caracterizado por ser um bimotor para uso civil, permitiu viagens extensas com conforto para a época.
Conhecido por popularizar os voos domésticos nos Estados Unidos, o DC-3 passou a ser rapidamente encomendado por companhias aéreas de diversos países — como a Varig — e, após a Segunda Guerra Mundial, mais de 90% do tráfego aéreo era feito com este modelo. São dois motores Pratt & Whitney de 14 cilindros, do tipo radial e refrigerado, desenvolvendo em média 270 quilômetros por hora em voo de cruzeiro, nove horas de autonomia e capacidade para 32 passageiros.
* Produção: Maria Clara Centeno