A primeira e única casa de fado de Porto Alegre – considerada, também, singular no gênero no Brasil – pede socorro. Atingida pela queda de uma árvore no último temporal, a Casa de Fado Maria Lisboa, na divisa entre os bairros Azenha e Cidade Baixa, é alvo de uma “vaquinha” virtual para que possa ser reconstruída.
— Infelizmente, o telhado desabou. A gente vinha pedindo a poda da árvore há anos à prefeitura, sem resposta. O estrago foi feito e dói no coração. Agora, precisamos de R$ 20 mil reais para arrumar tudo, mas não temos o dinheiro. Sem ajuda, vamos ser obrigados a fechar — diz Edna Souza, que toca o local junto do marido, Jeferson Luz.
O espaço – que ficou conhecido pelas festas de rua vespertinas – fica na Rua Olavo Bilac e tem, na fachada, as torres da Igreja da Sé, o casario colorido e o bonde 28, marcas da cidade de Lisboa. Do lado de dentro, o lugar é um reduto cheio de memórias afetivas, com antigas fotos, objetos familiares e enfeites trazidos de Portugal – isso sem falar dos bolinhos de bacalhau e dos pastéis de nata no cardápio.
Construída por imigrantes portugueses, a antiga casa (onde viveram quatro gerações da família de Luz) foi adaptada para se transformar em centro de cultura. Deu certo. O prédio tornou-se um ponto de parada obrigatório para quem busca o fado em Porto Alegre (com excelentes apresentações do grupo Alma Lusitana).
— Todos os meses, fazemos shows na rua para a comunidade. Somos os únicos no Brasil a ter algo assim, por isso decidimos pedir a ajuda das pessoas, por essa relação que construímos com o público — diz Edna.
Todo o telhado (de telhas de barro) terá de ser refeito. A parte superior da fachada também foi afetada. Quem quiser ajudar, pode depositar qualquer valor na "vaquinha" virtual, clicando aqui. A meta é atingir R$ 10 mil. Há uma série de recompensas previstas para retribuir o apoio de quem se dispuser a auxiliar. Vamos lá, ora pois!
O que é o fado?
É a canção popular portuguesa, uma paixão nacional. Em geral, é interpretada por um(a) vocalista (o fadista), acompanhado(a) por um músico especialista em dedilhar a guitarra portuguesa (um violão muito particular). É considerada Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade pela Unesco. Se você um dia for a Lisboa, não deixe de visitar uma casa de fado. Existem diferentes opções, de diferentes estilos (desde as mais tradicionais e caras até espaços mais populares e onde há apresentações de improviso).