Entre as surpresas preparadas para o público que prestigiou a despedida do craque Luis Suárez do Grêmio, no último domingo (3), na Arena, estavam 40 mil máscaras. Feitas de papel, elas reproduziram o rosto do atacante sorrindo e caíram no gosto da torcida. Foi um festival de "Luisitos" nas arquibancadas.
O recuerdo começou a ser distribuído às 12h na esplanada do estádio e para moradores do entorno. Antes das 17h, já estava tudo esgotado - o jogo contra o Vasco (vencido, aliás, com um gol do pistolero) começou às 18h30min.
A ação fez sucesso entre o público e, principalmente, entre a garotada. Além de usar o adereço no rosto, muita gente prendeu a máscara nos braços, nas pernas e na parte de trás da cabeça. A maioria levou a lembrança para casa. A arte foi criada pelo artista gráfico argentino Gonza Rodriguez, que vive em Porto Alegre e é um gênio das caricaturas.
Considerada um sucesso pela equipe de marketing do clube, a iniciativa foi sugerida e bancada pelo site de apostas Esportes da Sorte, que é parceiro e patrocinador do Grêmio desde março deste ano.
— A gente sempre quis ter uma proximidade com os torcedores. Não queríamos só ter o nome na camiseta do time. Queríamos mais do que isso. Como também somos patrocinadores do Suárez, que se tornou um ídolo dos torcedores, decidimos fazer algo especial. O último jogo dele no Grêmio não podia ser só um jogo. Aí veio a ideia das máscaras — conta Aline Heineck, representante do Esportes da Sorte no Rio Grande do Sul e gremista de coração.
A empresa também instalou imagens do craque em tamanho real no estádio, cartazes com mensagens de agradecimento e um bandeirão para homenageá-lo, entre outras criações. Mas o que marcou mesmo foram as máscaras.
P.S.: espera só para ver no Carnaval. Já tem vendedor planejando replicar a ideia. Luisito estará longe, mas continuará por perto.