Quando cheguei de bike ao Theatro São Pedro, em Porto Alegre, às 9h deste domingo (26), quase não acreditei no que vi: diante do prédio, havia dezenas de pessoas - de todas as idades, inclusive famílias inteiras - de bicicleta. Começava ali um evento inédito na Capital chamado "Ciclovia Musical", realizado há 10 anos no Brasil, com passagens por cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.
A ideia é a seguinte: promover passeios guiados aos principais centros culturais de cada lugar, com paradas estratégicas para assistir a concertos gratuitos, abertos ao público. Aqui, foram dois roteiros (um mais longo e outro mais curto), conduzidos por dois craques da música gaúcha (e dos pedais): o maestro Evandro Matté e a maestrina Cintia de Los Santos.
Optei pelo percurso maior, de 16,2 quilômetros, que foi liderado por Matté, diretor artístico e regente da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa). O trajeto partiu do teatro, onde houve uma primeira apresentação vocal, e seguiu para a Casa da Ospa, a Fundação Iberê, a Usina do Gasômetro e a Casa de Cultura Mario Quintana, sempre com "shows de bolso", de artistas da cidade - todos impecáveis.
Foi a primeira vez que pedalei em um evento desse tipo, ao lado de tanta gente. Em clima de confraternização, o grupo de 250 ciclistas (havia mais 150 na outra turma) ganhou as ruas com o apoio de duas entidades imprescindíveis: a EPTC, que garantiu segurança ao longo de todo o caminho, e a equipe do PedAlegre, um dos mais atuantes grupos ciclísticos da Capital, que levou monitores.
A organização foi impecável, em um dia lindo, de curtição total.
À frente do PedAlegre, Juarez Pereira carregou até uma caixa de som no reboque da bike. O equipamento serviu para dar orientações e... adivinha? Tocar música clássica! Nunca imaginei que cruzaria a Avenida Borges de Medeiros, uma das mais movimentadas da Capital, de bicicleta, ao lado de 250 parceiros(as) e ainda por cima ouvindo Mozart.
Enquanto pedalava, conversei com a musicista e produtora cultural Giane Martins, criadora da Ciclovia Musical. Perguntei o que ela estava achando da receptividade em Porto Alegre. Giane abriu um sorriso e disse que a adesão superou as expectativas. Mais do que isso: os 400 participantes gaúchos bateram o recorde do evento.
Tudo ajudou: o tempo, a cooperação e até a reação da população e de motoristas. Houve quem abanasse e buzinasse em apoio. É legal viver em uma cidade assim. Giane agradeceu, mas, no fundo, quem agradece somos nós. Por mais "ciclovias musicais"!
Quem realizou
O evento foi realizado via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio e patrocínio das empresas Ticket, Edenred Ticket Log e Edenred Pay e Atlas Schindler. A realização foi da ArteMatriz Soluções Culturais.