Dois estudantes de Porto Alegre estão prestes a embarcar para a Indonésia com uma missão especial. À frente de um projeto de pesquisa que analisa como aceleradores de partículas podem ser utilizados no tratamento do câncer, eles são os únicos brasileiros entre os 69 finalistas da World Innovative Science Project Olympiad (Wispo) 2023, em Bandung. O evento ocorre entre os dias 14 e 17 de dezembro.
Alunos do Ensino Médio no Colégio Farroupilha, João Pedro dos Santos Hartmann, 16 anos, e Marco Antônio Conde, 15, contam que uniram interesses para desenvolver o projeto. Como João gosta de física, lidou diretamente com os aceleradores - aparelhos capazes de acelerar partículas subatômicas quase na velocidade da luz. Já Marco tem maior afinidade com a área da saúde e focou nos tratamentos oncológicos.
A partir de revisão bibliográfica e de conversas com especialistas, Marco e João criaram um protótipo que simula o que acontece dentro de aceleradores de partículas lineares, buscando facilitar o entendimento sobre o processo. Ao final, o estudo concluiu que o tratamento que utiliza esta tecnologia tem menos risco de atingir outros órgãos em relação ao método quimioterápico.
— Pretendemos aprofundar o projeto, focando no viés social de divulgar os tratamentos radioterápicos e tentar elaborar ideias de aceleradores mais acessíveis, porque atualmente os tratamentos são muito caros — diz Marco sobre a continuidade da pesquisa
Sob orientação do professor Gentil Bruscato, o trabalho ganhou o voto popular e quarto lugar na categoria Ciências Planetárias, Terrestres e Matemática e Física na MostraTec 2023. Os estudantes receberam também um convite para continuar o desenvolvimento da pesquisa no Insper, em São Paulo.
Às vésperas da viagem para a Indonésia, Marco e João estão animados com a oportunidade de divulgar a sua pesquisa e aprender com outros estudantes:
— Vai ser uma troca cultural muito interessante, vamos poder aprimorar o nosso trabalho e compartilhar o que pesquisamos com pessoas que talvez nunca ouviram falar sobre os aceleradores de partículas no tratamento oncológico.
*Produção: Maria Clara Centeno