Um pesquisador gaúcho que liderou, recentemente, a maior expedição nacional ao interior da Antártica, está em Paris, a convite do governo francês. Professor de Glaciologia e Geografia Polar da UFRGS e vice-presidente do Comitê Internacional de Pesquisa Antártica, Jefferson Cardia Simões representa a comunidade científica da América Latina no One Planet Summit - Cúpula Polar, que termina nesta sexta-feira (10).
Promovido pelo governo da França em parceria com as Nações Unidas e o Banco Mundial, o evento debate a situação das geleiras nos Polos Norte e Sul e no mundo não polar (principalmente as existentes na América do Sul).
São áreas estratégicas das quais depende o equilíbrio do planeta, a regulação do clima e a preservação da biodiversidade. O colapso da criosfera (massa de gelo da Terra) pode ter efeitos devastadores.
Simões foi chamado a dar seu testemunha sobre o tema, que - com razão - preocupa as autoridades internacionais. Não é pouca coisa.
— Isso mostra a liderança do Centro Polar e Climático da UFRGS na América Latina a respeito da questão do derretimento das geleiras — destaca Simões, considerado uma das maiores autoridades mundiais no tema.
O professor também é o coordenador-geral do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera (INCT da Criosfera) e participou de 28 expedições às regiões polares. Entre elas, liderou a instalação dos módulos de pesquisa Criosfera 1 e 2 na Antártica.