Desde o início de outubro, imagens curiosas do acervo do Palácio Piratini no Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (MuseCom), em Porto Alegre, estão rodando as redes sociais. É a série "Retratos da História", que começou com a foto de uma ilustre visita ao então governador Ildo Meneghetti, em 1955.
A imagem (reproduzida acima) é protagonizada pela francesa Nelly Hardion, mulher do então embaixador da França no Brasil. Ela aparece elegante, bebericando um drinque junto ao parapeito de uma das janelas do Salão dos Espelhos, nos fundos do palácio. Mas o que chama atenção mesmo é o cenário atrás dela.
Se você reparar bem, em meados da década de 1950, ainda era possível avistar o Guaíba sem obstáculos do histórico prédio no centro da Capital. Menos de 70 anos depois, essa paisagem ficou no passado. É outra, totalmente diferente, fruto de aterros e da ocupação imobiliária.
Para saber mais sobre a série, a dica é acompanhar o perfil @palaciopiratini no Instagram. A cada quinta-feira, ao longo de todo o mês de outubro, haverá uma nova publicação, sempre com alguma curiosidade.
A ideia é que o projeto sirva como um convite para que a população conheça o acervo, que está em processo de digitalização e vem sendo disponibilizado em formato online. O resgate e a divulgação das imagens também buscam contribuir com o trabalho de pesquisadores e estudantes.
Mais de 700 mil imagens físicas
O acervo fotográfico com imagens analógicas dos governos gaúchos existe, no Museu da Comunicação, ligado à Secretaria Estadual da Cultura (Sedac), desde os anos 1990. São mais de 700 mil fotografias registradas ao longo de décadas pela Secretaria da Comunicação, dos anos 1950 até os dias atuais.