Com conclusão prevista para o início de novembro e inspiração nas ruínas da Igreja de São Miguel das Missões, o novo pórtico do Parque da Orla, na Capital, vai receber um sino artesanal. Feito em bronze, a partir de um molde de argila, com base em uma antiga tradição italiana, o equipamento está sendo fabricado em Dourado (SP).
Com 97 centímetros de “boca” e 1m08cm de altura, a peça terá 550 quilos e emitirá a nota musical Sol. Ela deve ser fundida nesta terça-feira (17) e entregue no próximo dia 23.
Além do sino, o pórtico receberá um relógio com diâmetro de 1m10cm, que está sendo criado pela mesma fábrica, a Tavano Engenharia - Sinos e Relógios. O aparelho terá display de LCD (painel de cristal líquido) com moldura de ferro e revestimento em acrílico, com proteção contra raios UV.
A inspiração
Fundada em 1632 por padres jesuítas, a Igreja de São Miguel foi reconhecida pelo Iphan por seu valor histórico em 1938 e depois elevada à posição de Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Inspirado nela, o pórtico prestes a ser finalizado na Capital foi erguido com o mesmo material predominante nas ruínas do templo - a pedra grês - e conta ainda com tijolo aparente e reboco pintado.
Com isso, a intenção, segundo Carla Deboni, diretora e arquiteta da GAM3 Parks, concessionária responsável pelo parque, é valorizar a cultura e a história dos povos que formam o Rio Grande do Sul.