Uma receita preparada segundo as tradições e temperada com memória afetiva vai reforçar a 30ª Feira do Livro de Morro Reuter, a 60 quilômetros de Porto Alegre. Junto da festa literária, que ocorre de 19 a 22 de outubro na praça central, será realizado, no dia 22 (um domingo), o 1º Festival do Kighelche - o famoso “bolinho”, no dialeto de Hunsrück, o alemão falado na região.
A ideia é resgatar receitas passadas de geração em geração e prestar uma homenagem aos 200 anos da imigração alemã no Rio Grande do Sul, que serão comemorados em 2024.
Para quem ficou curioso, os bolinhos serão de batata, aipim, espinafre, arroz e haverá alguns ingredientes "surpresa". Um detalhe: as receitas serão impressas em português e alemão e distribuídas ao público.
Estímulo à leitura
Morro Reuter tem 31 anos de emancipação e realiza a Feira do Livro nos últimos 30. A Biblioteca Pública Municipal Erico Verissimo foi inaugurada em 3 de maio de 1997, quando foi considerada a primeira do tipo totalmente informatizada do Rio Grande do Sul. No ano seguinte, o local foi contemplado com o título Biblioteca do Ano, concedido pela Câmara Rio-grandense do Livro. Em 2021, o espaço ganhou prédio próprio, na Rua Anita Garibaldi.
Também é em Morro Reuter que ficam o Obelisco de Livros, o "muro literário" criado na Praça Municipal José Paulo Sabá Meyrer e os bancos em formato de livro que dão as boas-vindas ao visitante ainda na BR-116, próximo ao pórtico.