O setor de empréstimos da Biblioteca Pública do Estado (BPE), em Porto Alegre, vai mudar de lugar e receberá prateleiras renovadas. O espaço, que hoje fica no porão do prédio, com entrada lateral, será transferido para um dos famosos salões decorados do prédio de 1922.
À frente da BPE desde fevereiro, Ana Maria Souza sugeriu, e o diretor do Departamento de Livro, Leitura e Literatura do Estado, Benhur Bortolotto, assinou embaixo. A operação deve se concretizar até o fim do ano, com o aval da secretária de Cultura, Beatriz Araújo.
A sala escolhida para receber parte dos 12 mil exemplares fica à direita de quem entra no salão principal, onde hoje está a gibiteca, que também será realocada e melhor acomodada.
— Queremos que as pessoas se sintam atraídas, que venham cada vez mais à instituição e que retirem livros. É para isso que existimos. Por que não dar destaque a esse espaço? Essa é a ideia, uma forma de valorizar o acervo e os nossos frequentadores — explica Ana.
Para fazer um empréstimo, é muito simples: basta ir até a BPE (Rua Riachuelo, 1.190, no Centro Histórico) levando documento com foto e um comprovante de residência. Aí, é só escolher e levar para casa (por 15 dias, renováveis por mais 15). É de graça e faz um bem danado.