“Envolve-me um sonho de beleza”, diz a inscrição esculpida aos pés da estátua de bronze. É uma figura feminina mitológica, com rosto etéreo e rara delicadeza - um tesouro escondido, desses que Porto Alegre guarda e não sabe.
Ou já esqueceu.
Atribuída ao escultor francês Mathurin Moreau (o mesmo autor do famoso chafariz da Egípcia, no Palácio Piratini), a fonte “secreta” é um dos recantos escondidos da nossa Biblioteca Pública do Estado.
Para vê-la, é preciso entrar no prédio inaugurado em 1922, no Centro Histórico, caminhar até os janelões ao fundo e… olhar para baixo. Ali, misteriosa e solitária, sob arcos de ferro, está a joia que você vê nas imagens ao lado, espremida entre a paredes internas do edifício e a empena do prédio vizinho.
Um dia, a fonte funcionou. O mecanismo foi desligado por não ter sido concebido para reutilizar a água - algo que, na época, não preocupava a sociedade. Outros tempos.
Ali, nas décadas de 1920 e 1930, o ambiente lembrava a Paris do início do século, como revela uma foto centenária à esquerda, ainda hoje preservada. Era um jardim de traços parisienses e ares tropicais. A musa de bronze, afinal, era ornada por trepadeiras, palmeiras e folhagens em xaxins.
Um dia, a fonte e suas plantas foram acessíveis ao público. Até o início dos anos de 1990, era possível tomar jornais emprestados no subsolo e lê-los ali mesmo. Ao longo do tempo, o salão anexo passou a ser ocupado pela reserva técnica, à espera de catalogação, e o acesso tornou-se restrito.
A fonte, apesar de já não ser frequentada, resiste. E o melhor de tudo: a reabertura está nos planos da nova direção.
— Biblioteca com livro na estante já não basta. É preciso mais — resume Ana Maria Souza, diretora da instituição.
Esse “mais” pode muito bem ser um café. O sonho ainda está distante da realidade, à espera de parceiros, de projeto e de novas verbas. Mas sonhar é sempre o primeiro passo para realizar. Não é mesmo?
Visita guiada
Para quem quiser conhecer a Biblioteca Pública do Estado (e espiar a fonte), haverá um passeio guiado gratuito, neste sábado (19), às 14h. É só chegar.