Pelo décimo ano consecutivo, neste sábado (16), Torres, no Litoral Norte, se integrou ao Dia Mundial da Limpeza - o World Cleanup Day - com o recolhimento simultâneo de lixo em suas praias e nas margens do rio Mampituba.
Mais de 20 entidades foram convidadas a participar do mutirão, com o apoio da prefeitura. Dezenas de voluntários atenderam ao chamado e ajudaram a recolher cerca de duas toneladas de resíduos de todos os tipos.
— Retiramos muitas embalagens plásticas, vidros e bitucas de cigarro, que foram os itens mais coletados. O mundo todo se movimentou por um planeta mais limpo e preservado para as futuras gerações, e a gente não podia ficar de fora. Precisamos avançar muito em políticas públicas voltadas ao meio ambiente e em parcerias com o setor produtivo e a sociedade em geral — disse Alexis Sanson, à frente do Praia Limpa Torres, que apoiou a atividade.
Criado no fim da década de 1980, o World Cleanup Day é um apelo global pela conservação e o uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos, protegendo as diferentes formas de vida na água. O objetivo é mobilizar as comunidades em ações coletivas de limpeza.
Diferentes mobilizações marcaram a data no Rio Grande do Sul. Além do movimento no Litoral Norte, pontos do Guaíba, em Porto Alegre, também foram alvo do cuidado de voluntários.