O segundo terrário urbano de Porto Alegre será inaugurado no próximo sábado (5), no bairro Bom Fim, um dos mais tradicionais da Capital - o primeiro, em maio, foi aberto no bairro Petrópolis. Esses locais são espaços de convivência com características sustentáveis, criados pela prefeitura em parceria com a iniciativa privada, em áreas públicas ociosas - em geral, pontos de descarte irregular de lixo.
Localizado na esquina das ruas Garibaldi e Irmão José Otão, o novo terrário - que já está em funcionamento - tem 124 metros quadrados de área e será administrado, nos próximos dez anos, pela empresa Alegrow, que venceu a licitação.
Construído com materiais sustentáveis, o espaço conta com loja de conveniência, o pet store e áreas de descanso para a população, com bancos e mesas. A estrutura usa insumos recicláveis e biodegradáveis.
Biodigestor
Desenvolvido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), o projeto envolve, também, a compra de biodigestores para escolas, como uma contrapartida.
Nesse caso, com o recurso obtido pela outorga de permissão de uso do espaço, a prefeitura já adquriu um equipamento do tipo, que foi instalado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Antônio Giúdice, no bairro Humaitá. O biodigestor trata a matéria orgânica oriunda dos restos da merenda escolar, transformando-a em gás de cozinha e adubo, utilizados na própria instituição.