Casar “no civil” é uma missão quase impossível para alguns casais. Dependendo do local, o processo pode sair por R$ 600 ou mais (considerando a documentação necessária e a formalização em cartório). Para ajudar quem não tem condições financeiras de arcar com os custos, Caxias do Sul lançou mais um Casamento Comunitário, que chega à 16ª edição em 2023, com 200 vagas (para 400 noivos).
O projeto é uma parceria entre a prefeitura, a União das Associações de Bairro (Uab), o Tribunal de Justiça e cartórios de Registro Civil. A ideia é garantir - de graça - o ato jurídico, o empréstimo dos trajes, os buquês e até os sacerdotes (um católico e um evangélico).
A cerimônia coletiva está marcada para 18 de novembro, na Vila Olímpica da Universidade de Caxias do Sul (UCS), outra parceira da causa. Se todas as vagas forem preenchidas, a economia dos noivos – e a receita renunciada pelos cartórios – pode chegar a cerca de R$ 120 mil.
As inscrições estão abertas até 15 de setembro na sede da Uab e nos cartórios distritais do município. Endereços, horários, condições de participação (é preciso, por exemplo, ter renda de até 3,5 salários mínimos), lista de documentos necessários para cada caso e mais informações estão disponíveis neste site (basta clicar aqui).