O Trote Solidário, do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), completa 15 anos em 2023, e a meta é bater recordes. Organizada pelo núcleo acadêmico da entidade, a mobilização está em andamento e vai até o próximo dia 6.
Neste sábado (19), haverá ações presenciais em Ijuí, Lajeado, Pelotas, Caxias do Sul e Santa Cruz do Sul, com estudantes de Medicina das universidades locais (Unijuí, Univates, UCS, UCPel, UFPel e Unisc). Quem quiser ajudar de longe, também pode doar pelo site trotesolidario.com.br.
Só no primeiro semestre de 2023, os voluntários captaram 27 toneladas de alimentos, 700 bolsas de sangue e 1,9 tonelada de tampinhas de plástico. A ideia mudou “a cara” dos famosos trotes, que ganharam empatia e solidariedade.
Desde a criação do projeto, em 2008, já foram arrecadadas 387 toneladas de itens alimentícios, 7,8 mil bolsas de sangue e 5,7 toneladas de tampinhas, além de 31,2 mil livros. De lá para cá, 19.784 alunos participaram do trote solidário, que hoje é uma tradição nas Faculdades de Medicina.
Mais ações
Até o dia 6 de setembro, mais ações serão realizadas em Passo Fundo, Santa Maria, Uruguaiana, Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo. O Trote Solidário conta com a parceria do Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul, que faz a gestão das doações e as entregas às entidades sociais de cada cidade onde os alimentos foram doados.