Com nove milhões de plantas e 30 jardins, o projeto de paisagismo do Mátria Parque de Flores, em São Francisco de Paula, nos Campos de Cima da Serra, foi selecionado para a 12ª Bienal Internacional de Paisagem de Barcelona, na Espanha.
O evento será entre 24 e 28 de novembro, na Universitat Politècnica de Catalunya, e reunirá trabalhos de destaque na área em todo o mundo. Nesta edição, a Bienal vai debater as mudanças climáticas e como a paisagem e o paisagismo podem ser ferramentas para mitigar os efeitos da reviravolta no clima.
Criado pela JA8 Arquitetura, empresa de Florianópolis (SC), o projeto concretizado no Rio Grande do Sul se tornou um marco na região, ao unir cuidado ambiental, beleza estética e turismo.
Os jardins do Matria - inaugurado em 26 de novembro de 2021 - foram criados com base em uma extensa pesquisa sobre a flora nativa e concebidos de forma que se integrassem ao terreno natural, aproveitando as características da região e valorizando o movimento das coxilhas. A topografia guia os caminhos, que lembram obras de arte esculpidas em meio à natureza. As áreas úmidas foram preservadas e a floresta, incorporada ao roteiro dos visitantes.
A JA8 Arquitetura teve um segundo trabalho selecionado na Bienal. O escritório também foi destacado pelo projeto realizado na Praça do Forte São Luís, na capital catarinense.