Fátima Cecília Poletto Piazza revirou do avesso viveiros e estufas. Visitou produtores no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e em São Paulo. Mandou vir rosas da Alemanha. Acompanhou a chegada de dezenas de carretas carregadas de plantas. Enterrou as mãos no barro e, da terra fértil, fez brotar um sonho: o Mátria Parque de Flores, refúgio de 50 hectares erguido nas coxilhas de São Francisco de Paula, na Serra.
Ao lado do marido, Osmar Piazza, dos filhos, Fernando e Amanda, e de arquitetos e paisagistas de primeira linha, a ex-professora nascida em Vacaria ajudou a idealizar cada um dos 30 jardins do santuário. O reduto abriu as portas em novembro de 2021 e, desde então, atrai visitantes de todo o país e do mundo.
São nove milhões de mudas plantadas, número superior ao registrado no famoso Parque de Keukenhof, na Holanda. Fátima sabe os nomes das espécies, aprendeu a conhecer seus ciclos e zela por todas. É a mãe do Mátria.
— No início, os volumes de plantas eram gigantescos. Alguns viveiristas nem acreditavam. Achavam que era ilusão, que éramos uns loucos que compravam o que viam pela frente. Foi desafiador — relembra ela.
O contato com a natureza nos mostra todos os dias que Deus existe. Ele está aqui. O Mátria não é só um negócio. É muito mais do que isso. É um espaço criado para oferecer paz, encantamento e cura. Fazer parte disso é um sonho
FÁTIMA PIAZZA
Mátria Parque de Flores
Mas como essa história começou? Moradores de Santa Catarina, Fátima e Osmar - empresário do ramo da construção civil - planejavam, inicialmente, investir em um camping florido na Itália. Não foi possível. Mais tarde, em viagem a Gramado, decidiram conhecer uma área à venda em São Chico. Ficaram encantados.
— Andamos pelos campos e entramos na mata. De repente, as nuvens se abriram, os raios de sol apareceram e um grupo de borboletas brancas, grandes, veio até nós e ficou voando ao redor. Foi um sinal de Deus. Naquele momento, sabíamos exatamente o que fazer — recorda Fátima.
Algumas curiosidades sobre o Mátria
- Nos 30 jardins com nove milhões de mudas plantadas, há mais de 300 espécies de plantas, entre flores, arbustos e árvores
- O investimento feito no local foi de R$ 25 milhões
- Além dos jardins, o Mátria tem restaurantes, pizzaria italiana, restobar e uma adega subterrânea com 400 rótulos de 25 países
- São 70 funcionários, entre equipes de atendimento e jardinagem
- Mais de 90% dos trabalhadores são moradores locais
Serviço
O Mátria Parque de Flores fica no quilômetro 68 da ERS-235, em São Francisco de Paula (estrada que liga o município a Canela). Abre todos os dias, das 10h às 18h. Ingressos pelo site ingressos.matriaparque.com.br.