Um dos mais tradicionais grupos musicais escolares do Rio Grande do Sul está ganhando o mundo. Nesta semana, o Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia, no Vale do Taquari, embarcou para mais uma turnê na Europa. E, veja bem: já é o quarto roteiro da turma pelo Velho Mundo.
A viagem envolve - além de "cellos", flautas, violinos e outros instrumentos - 31 musicistas e professores, com 11 acompanhantes.
— Estão todos muito alegres com mais esta experiência. É uma realização do projeto de música do colégio que abre portas e possibilidades aos nossos estudantes — avalia o maestro Lucas Eduardo Grave.
Até o dia 8 de agosto, a 4ª Turnê Europa terá apresentações na Alemanha, na República Tcheca, no Reino Unido e na Bélgica. A primeira delas é nesta sexta-feira (21), na cidade alemã de Mengerschied, seguida de Hettenrodt (22) e Idar-Oberstein (23), entre outras paradas. Todas as apresentações serão transmitidas pelas redes sociais do Colégio Teutônia.
Nas quatro edições dos concertos internacionais, o conjunto já tocou em nove países europeus – além dos que integram o roteiro de 2023, estiveram na Itália, Holanda, Áustria, França e Suíça.
Fundado em 1998, o grupo virou um patrimônio de Teutônia e passou a se apresentar em eventos escolares, festivos, religiosos e culturais, sempre com grande público. Atualmente, conta com 37 integrantes e oito professores nos naipes de cordas, sopro, percussão e acompanhamento.