Dezoito jovens escoteiros gaúchos - acompanhados de quatro adultos - embarcaram na manhã desta quinta-feira (20), no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, rumo ao maior encontro de escotismo do mundo: o Jamboree Mundial, na Coreia do Sul.
O evento ocorre a cada quatro anos, sempre em um país diferente. Nesta edição, a Organização Mundial do Movimento Escoteiro (WOSM) espera receber mais de 40 mil participantes de cerca de 200 nacionalidades.
Toda essa gente vai se reunir na região de SaeManGeum, em um grande acampamento - grande mesmo - em uma área equivalente a quase quatro vezes o tamanho da área central de Porto Alegre.
A turma do Rio Grande do Sul inclui meninos e meninas de diferentes grupos. Entre eles, estão o Tupã-Ci, do Colégio Marista Rosário, o Marechal Osorio, do Marista Ipanema, o Georg Black, da Sogipa, o grupo Arno Friedrich, do Lindoia Tenis Clube, o Romano, do Colégio Romano Senhor Bom Jesus, estes em Porto Alegre, e o Ouro Negro, do Clube dos Empregados da Petrobras (CEPE), de Canoas.
Guia do Tupã-Ci e aluna do 1º ano do Ensino Médio do Rosário, Thaís Hoffmeister diz que o encontro será uma oportunidade para trocar conhecimentos e fortalecer o movimento:
— Espero fazer muitos amigos de diferentes nacionalidades e compartilhar nossa cultura e as tradições gaúchas e brasileiras, além de aprender com eles.
O Jamboree Mundial ocorre de 1º a 12 de agosto, na região de SaeManGeum. Os jovens terão atividades com o objetivo de desenvolver habilidades e competências como liderança, protagonismo e trabalho em equipe, além de aprender sobre cidadania, sustentabilidade e questões globais.
Nos próximos dias, mais escoteiros gaúchos e de todo o Brasil se juntarão ao evento em solo asiático.