Um projeto concebido pelo Memorial do Judiciário para democratizar o acesso à arte está celebrando 12 anos em Porto Alegre. Com curadoria de Flávio Leite, diretor da Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul, o Terça Lírica terá quatro espetáculos gratuitos até o fim de 2023, todos em formato “de bolso”.
O primeiro da série - "Rita", de Gaetano Donizetti, que estreou na França em 1860 - está marcado para as 18h30min desta terça-feira (18) no auditório da instituição, ao lado do Theatro São Pedro, na Capital.
— O projeto tem um viés didático tanto para o público se aproximar mais do gênero em audições comentadas, quanto para os artistas, que ganham experiência encenando seus primeiros papéis no gênero, que vive grande efervescência em Porto Alegre — diz Leite.
Rita
A trama gira em torno de Rita, viúva de seu primeiro casamento, casada novamente e dona de um albergue. Beppe, seu marido atual, sofre maus tratos da mulher. A situação muda quando Gasparo volta à cena - o primeiro marido de Rita, tido como morto -, e Beppe faz de tudo para devolver a esposa a ele.
Por aqui, a famosa ópera será uma versão regionalizada, na qual os personagens encarnarão gaúchos tradicionalistas às voltas com esse triângulo amoroso. O elenco é composto pela soprano Gabriela Nunes, pelo tenor Felipe Bertol e pelo barítono Vinícius Braga.
Próximas apresentações
Em 19 de setembro, será a vez de “Orfeu e Eurídice de Gluck”, contando com as vozes do contratenor Gonzalo Lamego e das sopranos Gaia Schenini e Raquel Fortes.
No dia 21 de novembro, a Terça Lírica receberá “Elementos do Amor - Canções de Clara e Robert Schumann”, na interpretação da mezzo soprano Cristine Guse e da pianista Karin Engel, com coreografia e direção artística de Carlota Albuquerque.
Para fechar o ano, em 19 de dezembro está previsto ainda um “Especial de Natal” com a Companhia de Ópera do RS, dirigido por Rosimari Oliveira.
Detalhes da programação
Sempre no Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul (Praça Marechal Deodoro, 55, Centro Histórico, Porto Alegre), às 18h30min, com entrada franca.
18 de julho: "Rita", ópera em um ato de G. Donizetti
- Direção artística: Flávio Leite
- Pianista: Patrick Menuzzi
- Rita: Gabriela Nunes, soprano
- Beppe: Felipe Bertol, tenor
- Gasparo: Vinícius Braga, barítono
- Iluminação: Veridiana Mendes
19 de setembro: "Orfeu e Euridice", ópera de C. W. Gluck
- Direção artística: Flávio Leite
- Pianista: Eduardo Knob
- Orfeu: Gonzalo Lamego, contratenor
- Euridice: Raquel Fortes, soprano
- Amore: Gaia Schenini, soprano
- Iluminação: Veridiana Mendes
21 de novembro: "Elementos do Amor", canções de Clara e Robert Schumann
- Direção artística e coreográfica: Carlota Albuquerque
- Pianista: Karin Engel
- Mezzo-soprano: Cristine Guse
19 de dezembro: "Especial de Natal", com a Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul
- Direção artística: Rosimari Oliveira
- Pianista: Patrick Menuzzi
- Soprano: Deizi Nascimento
- Mezzosoprano: Kauanny Klein
- Tenor: Adolfo Amaral
- Baixo-barítono: Guilherme Roman