Menos de um mês das alterações aprovadas no IPE Saúde, incluindo o aumento da contribuição dos segurados, a entidade anuncia nesta quarta-feira (5) o credenciamento de 65 novos médicos em diferentes regiões do Estado. Neste primeiro momento, 29 municípios serão contemplados, com profissionais de 24 especialidades, como pediatria, cardiologia, ginecologia e oncologia.
O reforço, segundo Bruno Jatene, presidente da instituição, é mais um passo após a aprovação da reforma do plano, no último dia 20 de junho, pela Assembleia Legislativa - o IPE Saúde já havia confirmado, para o fim de outubro, o reajuste dos valores pagos a médicos por procedimentos e consultas.
O número de novos credenciados é pequeno, se comparado ao todo (são 6 mil profissionais na rede), mas, após anos lidando com crises, perdas de médicos (mais de 200 só em 2023) e ameaças de debandada, é, sim, uma boa notícia.
A expectativa, de acordo com o presidente, é, em breve, anunciar mais mais credenciamentos, com base em pedidos de adesão em andamento.
— Passada a aprovação do projeto de lei (que modificou as regras vigentes), é momento de trabalhar ainda mais na melhoria da assistência à saúde para os nossos segurados. Nos próximos dias, estaremos nos reunindo com as entidades médicas para dialogar sobre os próximos passos na valorização do profissional médico. A expectativa é de fortalecimento da rede credenciada, por meio da redimensionamento da rede, revisão dos honorários e consequente melhoria do sistema de assistência aos usuários — diz Jatene.
O plano
O IPE Saúde conta com cerca de 6 mil médicos credenciados em todo o Estado, além de 241 hospitais, 653 laboratórios, 54 pronto socorros e 685 clínicas para atendimento.