Após a primeira edição, ano passado, o passeio do Trem da imigração está de volta. Será nos dias 28, 29 e 30 de julho. Como nos velhos tempos, o trajeto sobre os trilhos da Ferrovia Tronco Principal Sul apresenta aos passageiros a diversidade histórica e cultural de três cidades do Vale do Taquari.
Os municípios de Colinas e Roca Sales voltam a fazer parte do roteiro, que terá uma novidade: a integração com a cidade de Muçum. Com isso, o passeio passa a ter 30 quilômetros e duas horas de duração, com uma vista espetacular do Cristo Protetor de Encantado (veja a foto acima).
Dois mil passageiros são esperados para curtir a proposta de fazer uma viagem nos vagões enquanto se valoriza a cultura ítalo-germânica. O bilhete do passeio permite acesso à degustação de bebidas e pratos típicos.
O valor do passeio, por pessoa, é de R$ 129. O retorno aos municípios de partida é por meio de transporte rodoviário, com o custo de R$ 24. Bilhetes à venda no site www.tremdaimigracao.com.br. A iniciativa é da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, com a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales.