Da cozinha da casa da avó, surgiu a receita de waffle que Ivete Colling vai preparar no 5º Café da Colônia de Morro Reuter, a 60 quilômetros de Porto Alegre, nos dias 8 e 9 de julho. O evento é uma forma de recriar os “cafés de antigamente”, servidos à mesa, no Salão Paroquial Imaculada Conceição, com o aroma, os sabores e as trocas afetivas das famílias do Interior. No caso de Ivete, a massa é assada na chama do fogão a lenha.
— As famílias eram grandes, e esta era uma forma de alimentar a todos, já no café da manhã. Isso lembra muito a minha infância — conta a cozinheira.
Nesta edição, além de provar as delícias produzidas na região, os visitantes poderão passear de trator pela cidade, participar de jogos germânicos, conferir um desfile rural temático, ver exposições de fotos e de carros antigos e curtir uma feira na praça central, com produtos à base de lavanda, elaborados por produtores locais.
O Café da Colônia é promovido pela prefeitura em parceria com Comunidade Católica Imaculada Conceição, o Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Dois Irmãos e Morro Reuter, a Emater e o Sicredi.
Kit café
Os interessados em sentir o gostinho da colônia poderão adquirir um "kit café colonial", com itens como pão, cuca, bolacha de canela, bolo de manteiga, torta, rosca, rissole, enroladinho, ovo de codorna, pepino, linguiça, mel, schmier e nata. Para acompanhar, serão servidos na mesa leite, café e chá à vontade. O café será servido das 10h às 18h, nos dias 8 e 9 de julho, no Salão Paroquial Imaculada Conceição. O kit sairá por R$ 37. O waffle será preparado em separado, em um fogão a lenha externo ao café.