O Museu de Arte de Porto Alegre, no Paço Municipal, recebe nesta quarta-feira (7) um baita presente: 114 obras da Coleção Rolf Zelmanowicz, médico, professor e mecenas, responsável pela formação, a partir dos anos de 1970, da antiga Pinacoteca Aplub - hoje Coleção Fundacred.
São pinturas, gravuras, desenhos e esculturas, a maioria de artistas do Rio Grande do Sul, entre eles Leopoldo Gotuzzo, João Fahrion, Pedro Weingärtner, Alice Brueggemann, Alice Soares, Angelo Guido, Vasco Prado e Xico Stockinger. A coleção é inspirada na “The Frick Collection”, de Nova York.
A doação é uma iniciativa pessoal de Rolf, 92 anos, e de sua companheira de vida há 65 anos, com quem também divide a paixão pela arte, Elisabete de Medeiros Zelmanowicz, 83 anos. Os dois se casaram quando Elisabete ainda era estudante do Instituto de Belas Artes da UFRGS, e ela fez germinar no marido - médico gastroenterologista - o entusiasmo pela área. Desde então, a paixão só cresceu e deu frutos, que agora chegam até a população de Porto Alegre.
— A família toda, que tem 17 membros, entre filhos, netos e bisnetos, apoiou a doação e está muito orgulhosa. A cidade merece, e o Paço, também. É um prédio lindo, uma obra-prima. Vai animar muito o turismo na Capital — diz o mecenas.