Vem aí um novo projeto, criado pelo Centro de Políticas Públicas (CPP) do Tribunal de Contas do Estado (TCE), para melhorar a gestão educacional e impulsionar os indicadores de aprendizado nas escolas. A proposta - que será lançada no próximo dia 11 de julho e ganhou o nome de Educa Mais RS - vai aproximar os gestores à frente de 21 municípios gaúchos de um time de especialistas em educação no Brasil.
A partir da análise de índices como o Ideb (que mede a qualidade do ensino no país), os auditores selecionaram as cidades com os maiores desafios na área - de todas as regiões e de diferentes tamanhos.
As prefeituras foram convidadas a receber o acompanhamento dos experts durante seis meses. Entre eles, estão Cláudia Costin, diretora do Centro de Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), e Mozart Ramos, professor titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do Instituto de Estudos Avançados da USP.
Também integram a lista Ernesto Faria, Katia Smole, Mariza Abreu, Haroldo Côrrea, Francisco Herbert e a secretária estadual de Educação, Raquel Teixeira. Haverá aulas expositivas, orientações e trocas de ideias, com encontros mensais e supervisão do TCE.
— O projeto busca orientar os gestores com essa mentoria especializada. Depois, eles terão de apresentar planos de ação. Sabemos que a realidade não vai mudar de uma hora para outra, mas vamos acompanhar a implementação e os resultados — explica Isana Silva, auditora de controle externo do CPP.
Para que os mentores cheguem ao Estado preparados, Isana conta que os colegas foram a campo preparar um diagnóstico da situação em cada município. O material será encaminhado aos especialistas. O objetivo é fazer com que as orientações tenham finalidade prática, inclusive para que, no futuro, as ideias executadas possam inspirar novas ações ou ser replicadas em outras realidades.
Lançamento
O projeto será apresentado oficialmente em evento no dia 11 de julho, às 9h, no Auditório Mondercil Paulo de Moraes do Ministério Público, em Porto Alegre, e terá encerramento em 12 e 13 dezembro, quando os gestores que concluírem o programa receberão certificação validada pela Universidade de São Paulo (USP), por meio de acordo de cooperação entre o TCE e a Cátedra de Educação Básica da instituição de ensino.
Os municípios parceiros
- Alvorada
- Camaquã
- Canoas
- Capão da Canoa
- Eldorado do Sul
- Frederico Westphalen
- Guaíba
- Lagoa Vermelha
- Montenegro
- Passo Fundo
- Porto Alegre
- Rio Pardo
- Santa Cruz do Sul
- Santa Maria
- Santo Ângelo
- São Francisco de Paula
- Soledade
- Triunfo
- Uruguaiana
- Vacaria
- Viamão