Porto Alegre será o centro de um debate pungente nesta semana, sobre inovação no setor público. Nos dias 15 e 16 de junho, a Capital vai receber gente de todo o Brasil no GovTech Summit, um evento voltado a soluções tecnológicas para governos.
Essa é uma discussão que ganha menos atenção do que deveria. Na prática, significa tornar a máquina estatal - burocrática e lenta por natureza - mais eficiente, mais rápida, mais digital.
Como fazer isso? Essa é a “pergunta de um milhão de dólares”, que precisa ser respondida com os pés fincados na vida real, porque de nada adianta criar sites vistosos, discursos bonitos e aplicativos que prometem maravilhas, se as ferramentas não funcionam e se não são usadas.
O fórum marcado para a próxima semana trará à cidade gestores municipais, estaduais e federais, pesquisadores, líderes setoriais e representantes de startups especializadas no segmento. A relação entre essas empresas e a administração pública ficou mais fácil desde a aprovação do marco legal do setor, em 2021, e isso tem ajudado a acelerar a transformação digital no país.
— Estamos muito animados com o evento, porque vamos ter algumas das pessoas que mais entendem do tema no Brasil e vamos conseguir mostrar exemplos bem-sucedidos que podem servir de inspiração, como o caso de Recife — destaca Gabriel Fuscaldo, diretor do GovTech Summit e CEO da Moove, agência à frente do encontro, que tem apoio da prefeitura e da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs).
O evento será realizado no espaço Nau Live Spaces, que fica no 4º Distrito, não por acaso, principal polo de inovação de Porto Alegre.
Destaques
Entre os palestrantes confirmados no GovTech Summit, estão Luis Felipe Monteiro, criador da plataforma “gov.br”, do governo federal, e Guilherme Dominguez, CEO do BrazilLAB, primeiro hub de inovação criado para conectar startups e poder público no brasil. Para saber mais detalhes sobre o evento, é só acessar este site, clicando aqui.
Emissão de carbono zero
O GovTech Summit será um evento considerado carbono neutro, graças a uma parceria firmada com uma das 20 empresas expositoras, a startup gaúcha AKVO ESG.
Apoiadores
O evento tem o apoio da prefeitura de Porto Alegre, da Famurs, do BrazilLAB, do Pacto Alegre, da AnaMid, da Associação Riograndense de Propaganda (ARP) e da Associação Gaúcha de Municípios (AGM). O patrocínio é do governo do estado, do Banrisul, do Badesul e do BRDE. A lista de apoiadores conta ainda com Sebrae, Sesi, Senai, IEL e Fundação Getúlio Vargas (FGV). Os expositores são Oracle, Dataprom, HT4 Tecnologia, AKVO, Smart Tecnologia, Digitvs e Meta4Gov. A promoção é da Agência Moove e a organização é da Storia - Eventos e Projetos.
Serviço
O GovTech Summit - Edição POA ocorre em 15 e 16 de junho, no Nau Live Spaces (Av. Pres. Franklin Roosevelt, 1308). Informações em govtechsummit.com.br e ingressos no Sympla.