Desde que surgiu, o Chat GPT tem motivado muita curiosidade, afinal, o aplicativo de inteligência artificial (IA) é capaz de responder qualquer coisa e escrever textos sobre temas infinitos. Mas como será que ele se vira com o nosso “gauchês”?
A plataforma de aprendizado de idiomas Preply decidiu testar os conhecimentos do robô sobre expressões regionais brasileiras de diferentes Estados, incluindo o Rio Grande do Sul. Resultado: embora tenha demonstrado conhecimento sobre a maioria das gírias gaúchas, o app levou “bucha” em 22% das palavras testadas.
Foi bem, tchê!
Por incrível que pareça, o Chat GPT soube traduzir bem a expressão “bah”, que tem diferentes significados, atrelando o termo a incredulidade, irritação, indiferença e concordância. Ele também fez a ressalva, correta, de que a interjeição pode variar de acordo com o contexto, com o tom de voz e a entonação que cada pessoa dá à fala.
E os clássicos? Bem, a IA também se saiu bem nos tradicionais “tri” e “tchê” e até no dito “me caiu os butiá do bolso”, que invoca espanto diante de algo.
Usado para manifestar negação, malícia e até gratidão, o dialeto “capaz” foi aplicado pela tecnologia em diferentes frases, de maneira bastante fiel. O app também deu bons exemplos de aplicações de outras gírias, como a expressão “baita”: “Que baita Grenal, em!?”, brincou o software.
Ao ser solicitado a conversar como se fosse nascido no RS, usando vocábulos gaúchos, o GPT mencionou o frio e fez um convite para “matear e prosear um pouco”. Curioso, né?
Foi mal...
Apesar disso, a inteligência artificial que tanto espanto causou deste o lançamento pela OpenAI se atrapalhou em palavras que, para nós, são elementares. Por exemplo: com o termo “magrão”, que definiu apenas como característica física, quando, no jargão popular, em especial na capital gaúcha, é usado para chamar um sujeito de forma amigável.
Ele também não captou bem a gíria “trovador”, restringindo a palavra ao ato de declamar ou cantar versos. Não está errado, mas aqui um “trovador” também é um baita de um mentiroso.