Um robô do tipo chatbot, destinado a conversas virtuais, tem chamado atenção pela quantidade de textos e diálogos que é capaz de gerar. Chama-se ChatGPT e está em fase de testes em um site — na tarde desta terça-feira (24), o portal está sobrecarregado e não permite novos acessos. O serviço é oferecido em inglês, mas também é possível falar com o bot em português.
Como é o funcionamento do ChatGPT?
Criado pela OpenAI, uma empresa americana de inteligência artificial, o ChatGPT tem a grande contribuição de elaborar textos dos mais variados assuntos, além da capacidade de tirar dúvidas sobre qualquer tema. No entanto, é preciso ter cuidado com as informações.
De acordo com o professor de Ciência de Dados e Inteligência Artificial da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Lucas Silveira Kupssinskü, o ChatGPT se baseia em dados da internet para criar seus textos e diálogos, método que é chamado de deep learning (aprendizagem profunda). Acaba usando todo o tipo de informação e chega a resultados que parecem verdadeiros, mas existe a possibilidade de dar informações erradas.
— O ChatGPT dá muitas informações corretas, mas eventualmente também comete erros. Eu, por exemplo, pedi para ele buscar um artigo científico sobre aprendizado de máquina. O ChatGPT me passou um nome de um pesquisador conhecido e renomado na área, mas um título de um artigo que não existe. Ou seja, ele fez a associação de duas coisas factíveis, mas inventou um artigo. Ele inventa coisas que são factíveis — diz Kupssinskü.
De acordo com o professor, a OpenAI admitiu a dificuldade de trabalhar somente com informações verdadeiras, já que há uma ampla gama de conteúdos na internet. Outro ponto de atenção é que o ChatGPT se baseia em dados até o final de 2021. Se perguntar para o robô qual é o atual presidente do Brasil, por exemplo, a informação estará desatualizada.
O que faz o ChatGPT?
Mas há a já citada vantagem da grande habilidade de interação. Segundo Kupssinskü, o bot é uma boa alternativa para escrever textos e fazer traduções, além de resumos. Segundo o próprio robô, ele também tem capacidade de lidar com números e fazer contas básicas, como adição, subtração, multiplicação e divisão.
Há chances de, futuramente, o ChatGPT ser incorporado a aplicativos que as pessoas já utilizam no dia a dia. Uma das acionárias da OpenAI, a Microsoft, já estaria planejando introduzir o robô nos programas do Windows, como o Word, Outlook e PowerPoint.
— É iminente para a Microsoft integrar o ChatGPT às suas ferramentas. Imagina que legal, para quem não sabe mexer no Excel direito, pedir para o robô criar uma planilha com os gastos mensais. Nos próximos anos, vamos interagir mais com nossos programas graças a esse robôs — diz.
Mas há o questionamento ético em permitir que um robô exerça funções em substituição aos seres humanos. Kupssinskü pediu que o ChatGPT resolvesse exercícios de programação que ele costuma dar a seus alunos da universidade. O bot resolveu tudo de forma acertada — o que abre margem para que seja utilizado por estudantes para escrever textos e solucionar problemas.
Como professor, Kupssinskü acredita que, se o programa se popularizar no futuro, será necessário fazer adaptações.
— O intuito é desenvolver as habilidades das pessoas, e não que um robô substitua essas funções. Eu, como professor, estou começando a questionar o tipo de atividade que passo para o aluno. Não quero que ele use o ChaGPT para chegar à resposta certa. Gostaria que o ChaGPT ajudasse na pesquisa. E não posso ser inocente a ponto de achar que os alunos não vão usar nesse sentido. A questão, agora, é como vamos nos adaptar a esse robô.
Passo a passo para conversar com o ChatGPT
- Acesse o site chat.openai.com/chat (atualmente, o portal avisa que está sobrecarregado e não é possível criar novas contas)
- Toque em Sign up para criar uma conta
- Clique em Create an OpenAI account
- Informe e-mail, senha e confirme a criação da conta
- Toque em Try it no topo da tela
- Inicie a conversa com o ChatGPT pedindo-o para conversar em português
- Durante o período de teste, pode haver instabilidade devido ao número alto de acessos