No próximo dia 17 de maio, um evento em Rio Grande, na Metade Sul, promete promover um "encontro com o passado". O salão da Biblioteca Rio-Grandense, fundada em 1846 e considerada a mais antiga do Estado, será palco do Chá das Cinco. O evento vai arrecadar recursos para a reforma do setor infantil da instituição.
— Pensamos em fazer algo que resgatasse a memória da cidade e, ao mesmo tempo, contribuísse para a causa. Queremos que as crianças voltem à biblioteca — diz a primeira-dama do município, Lu Compiani Branco.
Parceiros locais vão doar doces e salgados e auxiliar na decoração do ambiente. Lu também está convidando as famílias da cidade para que emprestem suas louças para a ocasião.
Os convites já estão à venda (R$ 70 por pessoa) e toda a renda será revertida às melhorias no local. Para comprar ingresso e saber mais detalhes, o WhatsApp de contato é (53) 9972-4977.
Inspiração na arte
A imagem acima foi a fonte de inspiração do evento. Intitulada Senhoras Tomando Chá, a pintura é do francês Henri Caro Delvaille (1876-1928) e pertence ao acervo da Pinacoteca Municipal Matteo Tonietti, de Rio Grande.
Em 2021, a equipe do Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Bens Culturais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) concluiu o restauro da peça, que chegou a Rio Grande em um navio escandinavo nos anos de 1950.